VOYEURISMO LITERÁRIO

DESNUDA CONTO: Um BLOG para quem tem curiosidade de saber como se dá a arquitetura de um conto, desde a idéia inicial à construção do enredo, cenários e personagens.
Aqui, revelarei despudoradamente minhas experiências durante a criação de um novo trabalho literário, como inpiração, autores e livros que influenciaram na edificação do projeto, curiosidades, sucessos, fracassos, futuros desafios e como meus amigos e familiares, meu trabalho e vida social influenciam no desenvolvimento de meus textos.
Pode entrar. O conto é seu.


terça-feira, 22 de junho de 2010

Uma Gravata


E se uma mulher de vida simples e rotineira, que não fosse feliz nem triste, encontrasse uma gravata no chão da rua, entre a feira-livre e a casa da costureira que estava a preparar o vestido de primeira comunhão de sua filha caçula? E se esta gravata se tornasse seu maior e mais prazeroso segredo? E se ela a escondesse dentre suas calcinhas como quem oculta as cartas de um amante? Que transformações poderiam acontecer em sua vida e na de sua família? Afinal, o verdadeiro poder está no amuleto em si ou na importância que damos a ele?

Já penso em escrever esta história há alguns dias, não sei bem de onde ela veio, mas ela está aqui ao meu lado, como um fantasma de olhos tristes, pedindo pra encarnar no mundo dos vivos. Também não faço a menor idéia de como seja a cara das possíveis personagens, suas identidades e personalidades... Confesso que não sei sequer a cor desta maldita gravata e que título dar ao texto!

Talvez o fato de eu ter falado aos meus amigos mais próximos - que são leitores e boêmios bem exigentes - sobre as pretensões de escrever este texto tenha acabado por me deixar ansioso, o que pode ser o motivo de eu ainda não ter escrito nenhuma linha. Tentei desenvolver o conto no domingo mas o oba-oba promovido pela vitória brasileira sobre a Costa do Marfim transformou minha rua em um inferno de rojões e vuvuzelas. Odeio futebol. Talvez hoje - se eu conseguir chegar em casa, já que os ônibus de Fortaleza ainda estão de greve - eu tenha mais sorte.

2 comentários:

  1. Ora, ora, ora que destino maravilhoso terão seus cantos daqui por diante! Casa própria, com decoração personalizada, e uma confortável sala para receber os amigos do meio. Que você seja muito feliz neste novo ambiente. Que seus textos possam ser literalmente degustados pelo mundo inteiro, pois somente assim poderão ter o prazer conhecer uma nova e contagiante forma de escrever.
    Estaremos juntos aqui e sempre!

    beijos literários.

    Ana Maria Maruggi
    www.blogmaruggi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Como é bom entrar em tua morada e ser tão familiarmente recebida!
    Deixa sempre a porta entreaberta, pois minhas visitas serão constantes, assim como meu amor por ti!

    ResponderExcluir